Melhoria da recolha seletiva de resíduos


O Município de Tomar (SMAS e CMT) está a colaborar com a Resitejo na implantação de 8 conjuntos de Ecopontos enterrados (ilhas ecológicas subterrâneas), compostos por contentores para papel / cartão, para embalagens e para vidro, nos seguintes locais da cidade de Tomar:

  1. Alameda 1 de Março (lado norte)

  2. Alameda 1 de Março (lado sul)

  3. Rua Everard (junto à AT)

  4. Av. Marquês de Tomar (junto aos CTT)

  5. Av. Dr. Cândido Madureira (lado oposto ao IPT)

  6. Rua Dr. Sousa (junto à CMT)

  7. Av. Norton de Matos (entrada nascente)

  8. Rua de Coimbra (entroncamento da Rua Dr. António Francisco Marques)

Com este incentivo à melhora da recolha de resíduos, apela-se à colaboração de todos os munícipes para promoverem à deposição seletiva dos resíduos que produzem, depositando os resíduos nos respetivos contentores:

A) Recolha seletiva de resíduos, serviço explorado e gerido pela Resitejo, que os transportam para local e tratamento adequado:

– Papel / cartão

– Embalagens

– Vidro

– Pilhas

– Óleos alimentares

B) Recolha indiferenciada de resíduos / “lixo doméstico”, serviço explorado e gerido pelos SMAS de Tomar, que o transportam para local e tratamento adequado.

Os resíduos verdes, monstros, RCD, REEE e outros – A responsabilidade do transporte e depósito em local adequado para tratamento pertence ao produtor dos mesmos.
É interdita a sua deposição em qualquer um dos contentores da recolha seletiva e da recolha indiferenciada de resíduos, e / ou nas suas imediações.

Para pequenas quantidades de resíduos verdes (na cidade de Tomar) e / ou monstros domésticos, disponibilizam os SMAS de Tomar um serviço de recolha sujeito a pré-agendamento, bastando para o efeito efetuarem os interessados o respetivo pedido aos SMAS de Tomar.

Para quantidades maiores de papel / cartão, disponibiliza a Resitejo um serviço de recolha porta a porta, sujeito a pré-agendamento, bastanto para o efeito os interessados efetuarem o pedido à Resitejo.