Visão, Missão e Politica da Gestão


Visão

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Tomar, enquanto organismo público da Administração Local, orientam a sua ação no sentido de promover o progresso e o desenvolvimento sustentável do Município, aos níveis ambiental, económico e social, criando condições de competitividade, inovação e modernidade, e assegurando uma eficiente, transparente e rigorosa gestão e afetação de recursos, de modo a serem reconhecidos como uma entidade de referência do serviço público local e o garante da qualidade do espaço urbano da comunidade tomarense, envolvendo as partes interessadas na melhoria do desempenho organizacional.

Missão

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Tomar devem conceber, construir e gerir os sistemas de distribuição de água e de recolha e escoamento dos efluentes domésticos, recolha de resíduos sólidos e serviços de limpeza urbana, de forma eficaz, garantindo ao Município a prestação de um serviço público de qualidade através de processos de gestão eficientes e respeitadores dos valores sociais e ambientais mais elevados, consolidando uma imagem de confiança e competência.

Política de Gestão

Os SMAS Tomar, no âmbito das suas atribuições, e conscientes de que estas têm uma dimensão de interesse público municipal, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de vida e de bem-estar da população do concelho e para a defesa da saúde pública e do meio ambiente, estabeleceram, como política da qualidade e ambiente, os princípios e objetivos seguintes:

  • Garantia da permanente capacidade das redes de distribuição de água e das redes de drenagem de águas residuais;
  • Garantia de eficácia e bom desempenho de todos os equipamentos interligados àquelas redes;
  • Garantia de que o abastecimento de água seja contínuo e eficiente, quer em termos quantitativos quer em termos qualitativos;
  • Promoção, contínua, de processos de manutenção e conservação, por forma a garantir uma adequada gestão dos sistemas públicos da distribuição de água e de recolha e drenagem de águas residuais domésticas;
  • Acompanhamento das mais recentes tecnologias nas matérias que aos SMAS digam respeito, nomeadamente na desmaterialização de processos, telegestão, telemetria, monitorização dos equipamentos elétricos e eletromecânicos, telecontrolo, televigilância e sistemas de informação geográfica;
  • Promoção de meios adequados e eficazes formas de modernização do serviço de atendimento, com vista à obtenção de melhorias significativas do funcionamento geral dos SMAS, sempre visando a concretização de uma melhor resposta à realidade social, económica e cultural dos cidadãos, bem como às respetivas ânsias e necessidades;
  • Promoção do desenvolvimento e das competências de todos os trabalhadores e melhoria do respetivo desempenho e da qualidade de vida, através do investimento em ações de formação;
  • Planeamento, gestão, coordenação e fiscalização das obras públicas adjudicadas pelos SMAS, segundo princípios de rigor, eficiência, isenção, transparência, entre outros, por forma a garantir não só o cumprimento do Plano Plurianual de Investimentos e dos Objetivos Estratégicos mas, também, a qualidade dos empreendimentos efetuados;
  • Planeamento, organização, recolha e transporte, a destino adequado, dos resíduos sólidos urbanos e equiparados.
  • Promoção de ações de sensibilização da população e dos agentes económicos para a necessidade de proteger o ambiente e educação ambiental com vista à preservação e melhoria da qualidade de vida.
  • Promover a melhoria da eficácia do Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Ambiente);
  • Identificar e corresponder aos requisitos e expectativas, atuais e futuras dos clientes;
  • Desenvolver relações mutuamente benéficas com os fornecedores capazes de disponibilizar produtos e serviços adequados aos requisitos da Empresa;
  • Desenvolver internamente as relações cliente/fornecedor como forma de melhoria contínua;
  • Cumprir a legislação e regulamentos gerais e específicos aplicáveis às suas atividades, bem como os requisitos da Norma NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001.
  • Promover a melhoria contínua do desempenho ambiental através da identificação e avaliação dos aspetos ambientais, associados às atividades, produtos ou serviços, que a organização controla ou pode influenciar, com o objetivo de minimizar ou eliminar os impactos ambientais decorrentes, prevenindo a poluição;
  • Utilização sustentável de recursos naturais, fomentando principalmente a poupança energética e o uso de tecnologias limpas;
  • Definir objetivos e metas para a eliminação e redução de resíduos, emissões, derrames, assim como a reciclagem de materiais;
  • Assegurar a utilização eficiente dos recursos e a incorporação de tecnologias inovadoras na gestão das suas atividades, minimizando as atividades sem valor acrescentado, de forma a garantir a sustentabilidade da Organização.
  • Fomentar boas práticas ambientais nas atividades da empresa, pela minimização e a reciclagem de resíduos, assim como a correta gestão dos mesmos;

Os princípios e objetivos são assumidos como uma carta de compromisso dos SMAS para com a população do concelho.